(11) 96525-9483

Ideias de pureza com alimentos

Falei bastante sobre a busca de suporte emocional na comida. Quis trazer um post sobre algo também bastante comum na alimentação desencadeada pelo emocional: as ideias de pureza com alimentos. Acontece como se existisse um general dentro de você que dita tudo que é certo e errado. Fica algo muito controlado e rígido, como se você precisasse limpar corpo e mente das impurezas.

Quando estas ideias de pureza envolvem práticas compensatórias, muitas vezes há algo interno que você está tentando se livrar, se separar, retirando o objeto ruim.
Quando come o “ruim”, encontrando com esse “ruim” dentro de você, você vomita, faz muita privação ou muita atividade física, começa de novo a buscar só o “puro”. É também uma forma de autopunição, desencadeada pela culpa.

Pontos a ressaltar:
– É importante ver de onde dentro de vc parte um movimento. Pois uma mudança na escolha de alimentos tb pode acontecer de um lugar de consciência. Pode ajudar vc se questionar:
👉Está muito rígido, percebe pensamentos que vem desta rigidez, do medo ou da culpa?
Ou gera bem-estar, leveza, está em equilíbrio em sua vida e relacionado a outras mudanças que está fazendo?
Repare que é diferente deste lugar de consciência.
👉Está trazendo danos físicos (como deficiências nutricionais, mudanças hormonais etc), psicológicos ou sociais (por exemplo, não come mais fora de casa, precisando selecionar tudo)?
Se está gerando algum dano, tem algo a ser visto dentro.
– Há quem varie entre momentos de compulsão alimentar ou busca de suporte nos alimentos e outros desta rigidez nas ideias pureza. Nestes casos, é preciso trabalhar o conflito psicológico atrás para ir restabelecendo uma naturalidade na relação com os alimentos.
– Caso precise de ajuda, busque auxílio de profissional especializado.

Escrito por Ana Paula Bechara