A única saída é trazer para a consciência a parte que não quer. E trabalhá-la.
Uma forma de você começar a compreender esta parte em você que se boicota é observar que, geralmente, ela não irá se expressar unicamente na alimentação. É um padrão que você estará levando para outras questões.
Você pode tentar primeiro formas práticas. Mas, se tem algo mais profundo, a nível psicológico, determinando a repetição negativa, esse algo vai te puxar novamente.
No caso de uma problemática alimentar e com o corpo de fundo psicológico, você pode usar um medicamento (como forma prática de lidar), por exemplo. Mas, caso o fator psicológico não seja tratado, você voltará ao movimento anterior ou este irá se deslocar para outra área de sua vida.
Por isso o tratamento é multidisciplinar. Medicamentos fazem parte, em alguns casos, quando dentro de um tratamento como um todo. E não como única solução.
É aí que entra o auto-acolhimento. Trazer para perto de si, olhar, trabalhar estas partes dentro de si que ficaram escondidas. Quais sentimentos guarda, questões que não pode expressar. É isso que de alguma forma vai chegando ao que hoje não consegue mudar.
Conforme você faz isso com honestidade, você vai conseguindo mudar o que antes parecia impossível.
Aprofunde e trabalhe estes padrões! Aí moram as chaves para você poder se transformar.
Escrito por Ana Paula Bechara