(11) 96525-9483

A força de um grupo terapêutico no tratamento da compulsão alimentar

 

Há alguns anos eu comecei a ter vontade de trabalhar com pacientes com problemas alimentares mais profundos em grupo. Na época, eu mesma já tinha feito grupos de terapia, experienciado na pele o poder que é estar neste formato.
Naquela época era uma vontade de ir por este caminho.
 
Fui estudar mais, fazer supervisão com profissionais que trabalhavam com este formato. E então fui dando abertura para iniciar na condução.
E aos poucos fui direcionando este trabalho em grupo para pessoas com compulsão alimentar e comer emocional. E percebendo que para muitos pacientes somente o fato de estar em um grupo que as pessoas se somam para tratar uma mesma questão já é terapêutico.
 
No grupo encontramos uma força de trabalho diferente do que vivenciamos em uma terapia individual. Além do profissional conduzindo, todos que compõem o grupo estão juntos querendo ressignificar uma mesma questão, há um apoio durante o processo, uma compreensão mais profunda de todos que ali estão. Um paciente se torna um espelho para o outro- reflete o que há positivo e aspectos a serem tratados- o que também ajuda no processo. E tudo isso para mim como profissional é muito bonito de ver.
 
Lá atrás era só uma vontade, que foi ganhando corpo.
Há pouco tempo abri uma turma do Curando o Comer, que foi me lembrando disso tudo e me impulsionou a falar sobre a força de um grupo terapêutico no tratamento com a compulsão. Posso em post seguintes falar mais sobre esse assunto!
 
Em breve vou divulgar aqui a formação de uma nova turma. Você poderá escrever para a gente, caso tenha vontade de participar!
 
E vc já participou de um grupo terapêutico? Sentiu essa força do trabalho?
 

Escrito por Ana Paula Bechara