Como já disse Jung, “até você se tornar consciente, o inconsciente irá dirigir sua vida e você vai chamá-lo de destino”.
Quando visitamos um “buraco interior” repetidas vezes precisamos olhar em nós mesmos que parte é essa que busca por isso, que pode querer isso para ela, por diferentes motivos.
Para compreendermos melhor vou trazer 3 exemplos:
😔Exemplo 1: um movimento autodestrutivo pode ter por traz uma autopunição por algo que vc sente por uma outra pessoa ou em uma situação e foi ensinado que é errado sentir. Então vc vai parar neste “buraco” de fazer algo contra si ou acaba não se sentindo merecedor do bom (pois algo em vc acredita que precisa se punir, compreende?)
🤯 Exemplo 2: você geralmente é levado a movimentos explosivos de uma raiva, sentindo culpa depois deles. No fundo pode ter sido a forma como encontrou de chamar atenção. Sendo necessário entrar mais a fundo nesse pedido de atenção desta parte em vc.
🍴🧠Exemplo 3: uma busca por um amortecimento (como pela comida) pode ter sido o recurso que vc encontrou em um momento difícil da sua vida que não teve outras formas de lidar com seu emocional e ainda hoje vem usando esta, acreditando ser a forma como melhor lida com seu emocional, mas no fundo sendo uma fuga do sentir.
Por isso é tão fundamental o autoconhecimento profundo quando pensamos em mudanças de comportamentos mais arraigados, em padrões que só vimos suas superfícies (sem enxergar estas causas mais profundas).
Neste caminho você irá também encontrar a sua força pessoal para mudança necessária!
Faz sentido para vc?
Se quiser conhecer mais sobre o nosso trabalho, escreve para a gente clicando no link do WhatsApp.
Escrito por Ana Paula Bechara