(11) 96525-9483

Como lidar com as comparações?

Quando estamos na comparação, não estamos conseguindo enxergar o nosso valor. Sentimos que de alguma forma o que o outro tem é melhor do que o que nós temos ou somos.

Isso de alguma forma é reforçado socialmente. Ao pregar ideias de hipervalorização ou pouca valia relacionados a características, cargos, orientações sexuais, corpos, profissões etc.

O que podemos ver observando a natureza é que tudo na vida existe na diversidade, variedade. Não algo sendo melhor que outro. Um é inclusive necessário ao outro.
Para alguns é mais fácil ser intelectual, para outros é mais fácil ser artístico, por exemplo.
Para alguns o cabelo é cacheado, para outros é liso. Para alguns o corpo vai ser mais “reto” e alto, para outros com mais curvas, não necessariamente apontando a existência de uma doença.
Neste ponto se atente pra não cair em uma armadilha de acreditar que o corpo nunca é indicativo de doenças e desequilíbrios, pois há casos, como nos transtornos alimentares (ou casos subclinicos), que este indica sim que algo não vai bem dentro de si.

Com tudo isso quero trazer um olhar de acolhimento, aceitação e valor para aquilo que somos, que temos de melhor. Sabendo que isso irá ajudar e muito a curar a comparação dentro e fora da gente.

Um beijo,
Ana Bechara

Escrito por Ana Paula Bechara