(11) 96525-9483

Doenças Psicossomáticas

A psicossomática estuda a inter-relação entre corpo e mente, os conflitos psíquicos que ganham expressão no corpo físico.
O aparelho digestivo é um local onde comumente trazemos expressões do emocional. Raiva não expressa, relações de dependência, dentre outras questões, podem chegar até o corpo físico.

Os conflitos psíquicos relacionados a alterações de comportamento alimentar também são tipicamente inscritos no corpo físico. Os sintomas físicos dão pistas do seu processo mais profundo.

Estes sintomas são sempre inseridos na história do paciente. E olhar para essa história pode ser o caminho para o seu tratamento.

“Sabemos que geralmente as doenças somáticas podem surgir, quando as condições de vida na qual o indivíduo se encontra ultrapassam a possibilidade que ele tem para se adaptar, com os meios de que dispõe, dependendo do momento, da idade e do que estiver vivendo.
Estas situações de excesso correspondem a traumatismos que na impossibilidade do aparelho mental ter uma resposta adaptativa que visa à diminuição da tensão, resta apenas a via somática, a possibilidade de descarga deste excesso” (Trecho do texto da professora Anna Silvia Rotta, para o curso de psicossomática psicanalítica do Sedes).

Escrito por Ana Paula Bechara