(11) 96525-9483

Liberte-se da culpa

Se você tenta ficar reparando as situações e/ou se boicota e/ou se pune repetidas vezes, saiba que pode estar guardando uma culpa, mesmo que inconsciente.

Há pessoas que até mesmo arrumam outras pessoas para desempenharem estas “funções” nas suas vidas- por exemplo, de as punirem. E ficam aí, por guardarem a culpa. “Pagando os pecados”.

No quesito alimentar, é muito comum ouvirmos pacientes falando sobre culpa. Ou, mesmo não falando sobre ela especificamente, trazendo os seus desdobramentos (autopunição, autoboicote, tentativa de reparação- como agradar o outro). Nesse campo alimentar, uma culpa comum é a de comer o que é “impuro”. Tem quem sinta culpa até por comer qualquer coisa- só de colocar comida para dentro do corpo já sente culpa- aqui podemos pensar: o que será que para essa pessoa a comida está representando?

A culpa pode estar relacionada a até mesmo uma intenção inconsciente, de algo que guardou lá de trás, mesmo que isso não tenha se concretizado.

Então qual é o caminho?
O caminho é adentrar o mundo interno. Culpa de quem? Por quê? Quais situações, pessoas e demais sentimentos que precisam vim para fora, para você poder integrar isso?

Vamos juntos atravessar as culpas que carregamos? Ela só nos atrapalha, nos faz acreditar que não somos merecedores de coisas boas!

Escrito por Ana Paula Bechara