(11) 96525-9483

Morte e vida

morte e vida

Estes dias eu estava refletindo sobre o medo da morte. Muita gente pensa que não tem medo da morte. Mas existem outras formas de morte e lutos, para além da morte a nível do corpo físico.

Por exemplo, separação de alguém querido, perda de um vínculo, término de uma amizade, passagem de um ciclo da vida para outro. Em todos estes estamos falando de um antigo que vai embora e de um novo que se apresenta. Até mesmo mudanças no corpo e na relação com ele podem levar a este lugar interno. Mexem em apegos profundos e em significados que você dava ao que está indo embora. E demandam adaptações internas e externas. Isso tudo pode dar medo.

Eu percebo que são nestes momentos mais profundos de nossa vida que temos também uma grande possibilidade de dar um salto em nosso crescimento, em nosso processo de desenvolvimento. Pois é quando somos tirados de uma zona de conforto e que precisamos mobilizar recursos internos inexplorados e/ou recursos externos, como através de uma busca de ajuda profissional que antes estava sendo adiada ou que você sentia não precisar.

É clichê, mas é verdadeiro, que todo fim é a possibilidade de um novo começo. Podendo ser um começo de um lugar com mais sentido.