(11) 96525-9483

Vergonhas em pessoas com transtornos alimentares

 

Há alguns dias postei um vídeo sobre como lidar melhor com as nossas vergonhas. Hoje quis trazer mais sobre esse tema.

Um estudo publicado no International Journal of Eating Disorders fez uma revisão de artigos científicos buscando compreender a associação entre vergonha e sintomas de transtornos alimentares (anorexia nervosa, bulimia nervosa e transtorno da compulsão alimentar).

Apontou que a vergonha do próprio corpo e relacionada a alimentação estava fortemente associada a pessoas com os sintomas destes transtornos.

Os autores também discutem que quando temos uma vergonha (em alguma área da vida, não especificamente com corpo), ficamos mais vulneráveis a resultados sociais negativos (como o ser rejeitado).

Perceba isso em vc, do que falam neste artigo. Na área da vida que vc sente vergonha, percebe como fica mais suscetível mesmo a reações e comentários de outras pessoas.

Desta forma, alguém pode tentar mudar o corpo, para tentar ser aceita e evitar ser rejeitada- quando consegue, sente orgulho de si, e quando não atinge o esperado, é comum acessar a vergonha de si.
No caso dos transtornos alimentares este mecanismo ocorre na relação com o corpo e o alimento.

Faz sentido para vc?

Aproveito para deixar o convite para a próxima turma do Curando o Comer que começa em janeiro. 2 vagas restando. Mais infos pelo link da bio.

Um beijo!

Escrito por Ana Paula Bechara